XX Convenção Nacional de A.A. do Brasil
×
 x 

Carrinho vazio

unnamed

AVISO IMPORTANTE
 

Face aos impactos da pandemia do novo coronavírus e pelo estado de calamidade pública decretado no país até 31/12/2020, vimos informar que o CEC – Comitê Especial da Convenção, com o aval da Junta de Custódios solicitou ao EXPOMINAS novo adiamento do maior evento de nossa estrutura.

Sendo assim, a nova data para realização da nossa XX Convenção Nacional em Belo Horizonte/MG, fica sendo 01 a 03 de outubro de 2021 e o Encontro Nacional de CTO fica adiado para 30 de setembro de 2021.

Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB
CEC - Comitê Especial da Convenção

 unnamed 1

Um alcoólico nas Convenções:

do Rio a Maceió, passando por Atlanta- Estados Unidos

Antes um sonho impossível...
Hoje uma realidade...

Pois bem, cheguei em A.A. já aos 50 anos de idade. Já me considerava em fim de vida, já era aposentado. O que mais esperar da vida? Fisicamente parecia que tinha 70, 80 anos, acabado, mentalmente era um poço de ignorância e estupidez. Arrogante, prepotente, dono do mundo, senhor de si e dos outros.

Meu estilo de beber era um pouco diferente do habitual, pois bebia quase sempre em casa e fui um verdadeiro campeão de parar de beber. Parar de beber não era uma coisa muito difícil para mim, chegava a parar mais de um ano, mas sempre vinha o recomeço. De qualquer forma, estas paralisações impediram que eu me destruísse fisicamente e me deram a oportunidade de chegar em AA.

Finalmente, caros companheiros e companheiras, quero lhes dizer que cheguei em A.A. 100% analfabeto, nem meu nome conseguia escrever, apenas conseguia desenhá-lo. Já na idade de 67 anos, fui para a escola para que eu entendesse um pouco dos princípios da nossa Irmandade, que já estavam me ajudando muito, mesmo com toda a minha dificuldade.

Mas A.A. não se resume a parar de beber, é muito mais, desde que eu me esforce e busque a prática dos princípios. Procurando praticar esses princípios em todas as minhas atividades, com boa vontade, ajuda dos companheiros e companheiras e sempre com um padrinho, vou conseguindo atingir objetivos que eram totalmente impensáveis antes.

O padrinho está sempre presente em minha vida e, com o conhecimento que ele tem me passado, eu vou superando barreiras. Ele sempre me convida para os eventos de que participa. O primeiro grande evento foi a Convenção no Rio de Janeiro em 1997. A minha primeira Convenção em A.A., foi o cinquentenário de A.A. no Brasil. Pois bem, naquela convenção fui titubeante, sem saber o que iria encontrar. E sem entender nada. A partir daí, não paramos mais. Mesmo sem saber ler, continuei com a minha participação, sempre com a ajuda deste padrinho. Mas depois vieram Salvador em 2000, São Paulo em 2003, Manaus em 2007, Cuiabá em 2012 e, agora, em01 a 03 de outubro de 2021, Maceió, a nossa última participação, nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2016. A XIX Convenção Nacional de Maceió foi um momento especial no qual celebramos a unidade e sobriedade e ainda pudemos divulgar a nossa irmandade e o nosso programa de recuperação para toda a comunidade.

Mas, entre a Convenção de Cuiabá e a de Maceió, aconteceu o que para mim era um sonho impossível: A 14ª Convenção Internacional de Alcoólicos Anônimos realizada em Atlanta, Estados Unidos, em 2015.

Para mim, que estava sozinho, isolado, sem saber o que fazer e sem aceitação de mim mesmo antes de chegar a A.A., tenho que agradecer a Deus por ter participado do Geórgia World Congress Center da 14° Convenção Internacional de A.A., Atlanta, Geórgia-EUA até hoje parece um sonho, custo a acreditar!

O desconhecimento da língua inglesa não foi empecilho para que eu sentisse o som melodioso da linguagem de 68.000 corações alcoólicos, originários de 133 países, numa confraternização mundial da Irmandade de Alcoólicos Anônimos.

De um a quatro de julho de 2015, pude me misturar com todos esses companheiros, externando a alegria de uma vida sóbria.

Visitei Stepping Stones, a casa de Bill e Lois, o nosso GSO em Nova Iorque e não tenho palavras para traduzir a emoção daqueles momentos.

Estive em Akron, na casa de Dr. Bob S., estive no Hospital onde, juntamente com a Irmã Inácia, o Dr. Bob cuidou de mais de 5.000 alcoólicos para manter a sua sobriedade e também estive no Hotel Mayflower. Vi o telefone e a lista telefônica que Bill W. utilizou para encontrar o seu parceiro-arquiteto dessa instituição salvadora de vidas, ímpar no mundo. Senti a força do momento em que tudo começou...

Parece que foi um sonho. Mas não foi. Eu estive lá. Com minha humilde participação, ajudei a fazer história. Sou parte dela!

Éramos 18 pessoas na comitiva. Um passeio inesquecível!

Agradeço ao Poder Superior e peço as bênçãos para os mentores dessa viagem, que tornaram possível a esse sonho virar realidade.

Confesso que é muito para mim. Somente pela graça de um Poder Superior eu consegui isso e, se não fosse a ajuda de vocês, eu estaria fora.

Onofre – Cachoeira do Campo-MG

Inscrição

A inscrição é a forma pela qual os membros e os Grupos de A.A. colaboram para a realização da Convenção Nacional de A.A..
A inscrição efetivada pelo site dará direito a um Kit da Convenção (pasta e crachá), que será entregue no local do evento nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2020, mediante apresentação do boleto quitado.

 

Inscripción

La inscripción es la forma en que los miembros y los Grupos de A.A. colaboran para la realización de la Convención Nacional de A.A..
La inscripción efectuada por el sitio dará derecho a un Kit de la Convención (carpeta y credencial), que será entregado en el local del evento los días 17, 18 y 19 de abril de 2020, mediante presentación del boleto quitado.

 

Contagem regressiva

 
 

Loja JUNAAB - Literatura de A.A.

O objetivo desta loja virtual é oferecer à sociedade em geral, mais uma forma de acesso ao programa de recuperação de Alcoólicos Anônimos contido em nossa literatura, que doravante terá mais essa opção para aquisição.
A loja virtual alcançará não só os profissionais, mas, também, todas as pessoas que tenham interesse em conhecer um pouco de nossa Irmandade ou mesmo aqueles membros de A.A. que por estarem em localidades muito longínquas não tenham acesso à literatura através do Grupo ou do Escritório de Serviços Locais. 

 

IR PARA A LOJA IR PARA O SITE DE A.A.

 

 


TOP